quinta-feira, 6 de novembro de 2008

É valido ?

Será que é valido tomar filmes como referências gastronômicas ? "Tomates verdes fritos", alguém já testou ?
Excluída a hipótese furada de tomar os títulos de filmes como receitas, me vem à cabeça um livro que revela receitas de pratos preparados em filmes, eles dão até a resenha do filme e explicam a situação em que o prato aparece, uma ótima idéia não fossem os filmes tão ruins. Receitas comuns de macarronadas, ou assados, nada de mais.
Finalmente, vamos ao que importa. Filmes divertidos e interessantes podem prover um substrato gastronômico teórico incrível, como é o caso do drink White Russian (ou Caucasian), que aparece tantas vezes no famigerado The Big Lebowsky, como a bebida predileta do Dude.
Esse drink foi grandemente popularizado pelo filme, especialmente devido à atração exercida pelo protagonista e seu modo de vida nos extratos mais jovens e portanto mais abertos à experimentação (especialmente alcoólica) da população espectadora.
É INCRÍVEL ! O filme dá a receita de forma muito sutil, ele cita um dos ingredientes e os dois nomes do drink, mas se você atentar para as muitas vezes que ele é preparado dá pra sacar qualé. São três ingredientes básicos, vodka, Kalhua (licor de café mexicano) e leite (ou cream). A proporção é totalmente livre ! lindo né, adoro proporções livres, dá uma segurança ! gelo também é livre.
O debate na internet é especialmente fecundo no que diz respeito ao White, sempre que sua receita aparece o filme também é citado, e a questão Kalhua também (origem, substitutos, etc.)
"The rug really tied the room together"

2 comentários:

Anônimo disse...

claro que existem tomates verdes fritos !!! burro !

Anônimo disse...

mark it zero, dude