terça-feira, 28 de outubro de 2008

Experimento é vida muleca, é culinária independente

Entrar na cozinha deve ser uma atividade encorajada a partir dos 3 meses de idade e nunca mais interrompida. Não só para poder se precipitar sobre um rango, mas principalmente como ambiente de estímulo à livre criatividade e é claro ao desenvolvimento do paladar e da capacidade de por a baixo grande parte de suas, nem sempre saborosas, criações.

Hoje eu me aventurei no ofício dos sufflês. Estou receoso de procurar uma receita na internet e verificar a distância do que foi meu procedimento.Eis que emerge das profundezas do meu cérebro, e posteriormente do forno, e o sufflê de banana.
Alguns dos convidados fizeram a preza e me acompanharam na empreitada de degustá-lo. Eu sou suspeito, mas estou comendo meu segundo (que tá frio), ficou parecido com um muffin feito de espuma. É clara de ovos misturada à pasta de banana e canela, com algum açúcar, que assei durante uns 20 (ou pouco mais) minutos na temperatura média. Tá úmido, também saboroso, é quase um merengue (??) ou um suspiro aerado/flexível, sabor banana, tem até uns pedacinhos. (recomendo que seja servido quente)
Essa para mim (essa receita) é a prova cabal da importância que a culinária tem face ao desenvolvimento das faculdades inventivas de alguém e de uma personalidade palatar tolerante, autocrítica e criativa.
Culinária independente é a liberdade que te proporciona um filé totalmente diferenciado para comer, quer mais ?

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

apaguei sem querer o comentário era :"esse solo da sono"
mal-aê.

quem escreveu isso é repressor, só pode ser bobo.

rusgo disse...

Obrigado DannyDRANGO, por proteger a nossa liberdade de expressão (só a nossa)